Bem Vindos!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vamos cuidar bem dos nossos Bichinhos!



Olá Garotas do meu coração!

estava pensando em algo para postar hoje e decidi falar dessas coisinhas lindas que nos fazem felizes, nossos bichinhos de estimação! (detalhe que a pequena malhadinha da foto está no meu colo tentando morder meus dedos, pq estou digitando sem parar... hohohohoho)
A minha casa é praticamente um zoológico e para quem me conhece sabe o quanto eu defendo os pobrezinhos indefesos.
Decidi falar dos cuidados com gatos conforme as orientações do veterinário dos meus bichinhos o Dr. Anderson da Clínica Vida Animal (coqueiros) que atende também animais exóticos (que tbm é meu caso pois tenho uma tartaruga e um jabuti) e bem como pela minha própria experiência, já que sou mãe de duas gatonas desde o dia 20.03.2011.

Primeiramente devo falar sobre os cuidados com uma gata prenha, sempre deixe ração e água a vontade para a bichinha e nunca negue socorro na hora do parto, pois a minha galeguinha me pediu ajuda na hora do parto dela, e eu com muito carinho a ajudei.
Quando iniciam as contrações, geralmente as gatas sabem bem o que devem fazer, exceto pela marinheiras de primeira viagem (meu caso) que as vezes sentem algumas dificuldades. Então se sua gatinha está muito tempo com contrações é recomendado que se faça uma massagem na barriguinha delas, como se fosse trazer o filhotinho em direção a vagina delas, isso ajuda muito.
O parto dura entre 2 horas até 6 horas, e se passar de 24horas e sua bichinha ainda estiver em trabalho de parto o certo é levar a um veterinário e fazer uma cesareana.
Durante o parto é normal que as gatas fiquem lambendo os filhotes, pois ela precisa estimular que os filhotes reajam depois do parto, e comecem a respirar sozinhos, e eliminem urina e fezes que podem ter dentro deles ainda.
Aquela capinha gosmenta ao redor dos filhotinhos é a placenta, e a gata sempre come lambendo os filhotes, pois é bastante nutritiva, e recomendável que a gata coma para se manter forte durante o parto. O cordão umbilical também é comido pela gatinha, mas se acaso ela teimar em deixá-lo, ajude-a cortando  com uma tesoura esterelizada e linhas, dando nózinhos  uns 3 dedos depois da barriguinha do filhote, com o tempo é normal que a gata coma isso também.
Logo após o parto a gata que já procurou um local seguro para o parto, precisa de um cantinho que não circule muitas pessoas, com ração e água a vontade, e que não seja muito claro, pois a claridade excessiva machuca os olhinhos dos recém nascidos.

Bom meninas.. acho que por hoje já falei bastante! mais além eu volto com novos posts sobre os cuidados com os bichinhos!!

Beijokas
Rosiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Beijinhos a todos que passarem por aqui e deixarem um comentário!